Qualidade

Ensaios

Não há produto estrutural se não existirem ensaios que garantam o desempenho do mesmo.
Nosso processo de fabricação é acompanhado regularmente por ensaios de amostragem, para aferição das propriedades físicas e mecânicas do material produzido em nossas instalações.
Para tanto contamos com o suporte do LaMEM – Laboratório de Madeiras e Estruturas de Madeira da USP São Carlos.

  • qualidade_ensaios

    Ensaios técnicos de tração no finger e ruptura de vigas; Universidade de São Paulo, São Carlos


Classificação Mecânica

Cada lâmina que forma uma peça estrutural possui características físicas e mecânicas distintas, mesmo sendo da mesma espécie de madeira.

Para assegurar o melhor desempenho, aferimos a rigidez de cada lâmina e utilizamos as de maior valor nos quartos superior e inferior. Dessa forma, a rigidez final da peça é muito superior à da média das lâminas.

  • qualidade_classmecanica_OK

Controle de Umidade

Nossos fornecedores entregam a madeira serrada seca em estufa, com baixos teores de umidade, entre 8 e 12%. Umidade controlada é a garantia de estabilidade dimensional e de um processo eficiente de colagem, que se traduz em alinhamentos perfeitos da estrutura pronta.

O controle da umidade também é importante durante o processo, por isso realizamos aferições nas lâminas antes de cada colagem.

  • qualidade_controle_umidade

Conexões Metálicas

A Ita desenvolve e aprimora constantemente as conexões metálicas utilizadas em nossas estruturas, produzidas por nossos parceiros nacionais ou adquiridas dos melhores fornecedores mundiais.

A tecnologia atual tornou as ligações mais eficientes mecanicamente e com excelente desempenho ao fogo, pois são inseridas e totalmente protegidas pela madeira. O resultado final é uma demanda antiga dos nossos clientes, com as ferragens não aparentes.

Todas as conexões recebem proteção superficial contra a oxidação.

  • qualidade_conexoesmetalicas_1
  • qualidade_conexoesmetalicas_2
itaQualidade