Meio Ambiente

Renovável

De todos os insumos utilizados na construção, o único que pode ser reposto na natureza é a madeira. Todos os outros, como aço e concreto, são obtidos a partir de recursos naturais que, uma vez extraídos, não serão renovados. Podem ser no máximo reciclados.
Por esse motivo, e com a crescente escassez de recursos naturais, devemos utilizá-los com parcimônia e onde são absolutamente necessários.

Sustentável

Quando plantada e extraída de forma correta, a madeira de reflorestamento é a garantia de um fornecimento contínuo e sustentável; com os devidos cuidados socioambientais, é um modo de garantir a manutenção da biodiversidade da área ao longo dos anos.
Além disso, ajuda a reduzir a pressão sobre as espécies provenientes de florestas nativas, que na sua grande maioria ainda é extraída de forma ilegal.

Energia

O Conselho Internacional da Construção – CIB aponta a indústria da construção como o setor de atividades humanas que mais consome recursos naturais e utiliza energia de forma intensiva, gerando consideráveis impactos ambientais.
Dentre os materiais utilizados na construção, a madeira é o que consome a menor quantidade de energia da sua extração até o uso, sendo, portanto, a melhor alternativa para diminuir o impacto ambiental dessa atividade.

Aquecimento Global

A matéria-prima da madeira é o carbono, retirado da atmosfera na forma de CO2, considerado o grande responsável pelo aquecimento global.
Quando utilizada na fabricação de bens duráveis como móveis, objetos de decoração ou em nossas habitações, a madeira se constitui em ferramenta para fixação do carbono, contribuindo para a redução do aquecimento global.

Nosso Fornecimento

Adquirimos a matéria-prima da Madeira Laminada Colada – MLC em forma de pacotes de tábuas de madeira serrada, provenientes de florestas renováveis e plantadas, com certificação ambiental, o que assegura um suprimento confiável e ambientalmente correto.

itaMeio Ambiente