Bois lamellé-collé

A Madeira Laminada Colada – MLC é um produto engenheirado, formado a partir de lâminas de madeira unidas entre si por um adesivo certificado para uso estrutural, à prova d’água.
A MLC surgiu há mais de 100 anos como produto industrial na Alemanha e, desde então, vem sendo utilizada em todos os tipos de estruturas, de pontes a residências; de estádios a edifícios.
Utilizando-se pequenos pedaços de madeira para formar uma peça maior, resistente e durável, a MLC permite um uso racional das florestas plantadas, garantindo assim a sustentabilidade no fornecimento.

Un MLC da ITA
Cada etapa da produção da MLC da ITA é acompanhada por um rigoroso controle de qualidade, permitindo que o processo seja rastreável do início ao fim. O resultado é um produto de alta tecnologia e confiabilidade, com garantia de 20 anos.

  • 1. Desdobro e Classificação Mecânica

    Desdobro e Classificação Mecânica

    Na primeira fase do processo fabril, as tábuas de madeira são refiladas para as larguras padrão da ITA – 4, 6, 8, 12, 15 ou 18cm.

    Após o desdobro, cada régua é classificada mecanicamente e separada de acordo com sua rigidez. Dessa forma, podemos criar um produto “engenheirado” de qualidade superior e com características técnicas predeterminadas. As réguas mais rígidas são utilizadas nos quartos superior e inferior, para melhorar a eficiência da peça final.

  • 2. Otimização

    Otimização

    A otimização tem por objetivo retirar qualquer defeito que interfira na qualidade final do produto, principalmente nós e esmoados de dimensões superiores às permitidas por norma.

    Inclinação das fibras, rachas e fendilhados, encurvamento, encanoamento, arqueamento e torcimento são igualmente aferidos, para que estejam dentro dos limites estabelecidos.

  • 3. Emenda Dentada

    mlc_03_emenda2

    Para compor as peças estruturais, as réguas de madeira são unidas no comprimento até atingir a dimensão final e, então, cortadas. Essa união, mais conhecida como finger-joint ou emenda dentada, se inicia com a usinagem do topo das réguas e posterior aplicação de cola e prensagem.

    As emendas dentadas obedecem à normatização específica, com dimensões e padrões rigorosos estabelecidos para madeiras laminadas coladas de uso estrutural.

  • 4. Aplainamento

    Aplainamento

    Após a união no comprimento, as lâminas da MLC precisam ser aplainadas para ficarem com espessura padrão ITA, de 30mm.

    Antes de seguirem para a próxima fase, e assegurar uma colagem eficiente, as lâminas passam pelo controle de qualidade para garantir que a variação da espessura e o teor de umidade estejam dentro dos padrões estabelecidos, atendendo às especificações do adesivo utilizado.

  • 5. Aplicação de Cola e Prensagem

    Aplicação de Cola e Prensagem

    Cada lâmina passa, então, pela coladeira, que despeja linhas de cola do tipo poliuretano, monocomponente. Utilizamos cola certificada para uso estrutural, com propriedades físicas monitoradas para garantir uma correta aplicação.

    Após a aplicação da cola, as lâminas são dispostas na prensa uma sobre a outra para a aplicação da pressão necessária à união dessas, durante um determinado intervalo de tempo que varia conforme o adesivo utilizado, temperatura e umidade relativa do ar.
    Dispomos de duas prensas, que se destinam a usos distintos: na prensa vertical, de maior velocidade e utilizada essencialmente para peças retas, são produzidas peças de até 18cm x 120cm x 12m. Toda a pressão é exercida e controlada automaticamente por pistões hidráulicos.

    Na prensa horizontal, o processo é mais lento devido à aplicação da pressão ser por meio de um processo manual. Nessa prensa são produzidas as vigas curvas, com dimensões até 18cm x 200cm x 21m.

  • 6. Aplainamento das Peças Coladas

    Aplainamento das Peças Coladas

    Após a colagem, todas as peças produzidas são aparelhadas para garantia das dimensões finais.

  • 7. Usinagem e Identificação

    Usinagem e Identificação

    Excluídas as peças de grandes dimensões (h>50cm) e as peças curvas, que são usinadas manualmente, todas as demais são usinadas em nossa máquina de controle numérico, a Hundegger K2®, com altíssima velocidade e precisão.

    Cada peça é extraída de um modelo CAD tridimensional e exportada diretamente para o software proprietário da CNC, garantindo a precisão desejada.

    A identificação de cada peça, por sua vez, é parte essencial para a garantia de rastreabilidade e montagem perfeita.

  • 8. Inserção das Ferragens

    Inserção das Ferragens

    A maior parte das ferragens é colocada na fábrica, garantindo um ajuste e uma montagem perfeitos na montagem.

    Todas as ferragens são galvanizadas a fogo e produzidas de acordo com normas específicas do material. Sempre que possível são inseridas internamente às peças, o que melhora o aspecto visual e o desempenho ao fogo, pois a madeira serve de capa protetora para o aço em caso de incêndio.

  • 9. Proteção e Pintura

    Proteção e Pintura

    Todas as peças de MLC da ITA recebem tratamento contra organismos xilófagos, apodrecimento, água e envelhecimento, com os produtos da Montana Química.

    Todos os produtos são certificados e ambientalmente corretos.

  • 10. Embalagem

    Embalagem

    Após terminado o processo de fabricação, as peças são embaladas para transporte, garantindo a qualidade do produto para a entrega na obra.

itaBois lamellé-collé