FAQ – Perguntas e Respostas


De modo geral, em qualquer projeto. O importante é saber onde não se deve empregar estruturas de madeira: nos projetos onde a estrutura fica exposta às intempéries sem a proteção de fechamentos, cobertura e beirais, ou em contato com o solo. Nesses casos, deve-se evitar o uso ou usar tratamentos químicos mais eficientes, como o CCB.
A estética é apenas uma das razões pela escolha da madeira. Velocidade na execução da montagem (uma casa de 200m² pode ser montada em 2 semanas), precisão (todas as peças são usinadas na fábrica com precisão milimétrica) e preço competitivo quando comparado a outros tipos de material, são os principais motivos. Em nosso caso, que produzimos nosso próprio material, o laminado colado de madeira; ainda podemos acrescentar a liberdade de forma (podemos fazer vigas em qualquer forma e comprimentos até 21m) e preço fechado, pois entregamos a estrutura montada.
O projeto precisa ser concebido para o uso da madeira. Isso implica em proteções contra intempéries como fechamentos, coberturas e beirais generosos, além dos detalhes de encontros e conexões que mantenham a madeira protegida do contato com o solo e a umidade de modo geral. Significa também maior liberdade para projetar grandes vãos com peças muito esbeltas, formas diversas (vigas curvas, em “S” etc.) e beleza incomparável.
Sim, a madeira pode ser utilizada em qualquer região. O tratamento é o mesmo para todas elas, com produtos contra fungos e cupins, além do tratamento hidrofugante (stain). Em nosso caso, utilizamos os produtos da Montana, como o Osmocolor.
Preço competitivo e definido, velocidade na execução, durabilidade, liberdade de formas, beleza e, ao contrário do que se pensa, segurança em caso de incêndio. Embora seja um material combustível, as estruturas de madeira têm um desempenho melhor do que os outros materiais porque resistem mais tempo ao fogo, que é o mais importante para salvar a vida das pessoas.

Além disso, é o único material de construção renovável. A madeira utiliza pouquíssima energia na sua produção, infinitamente menor se comparada a outros materiais. No seu desenvolvimento na floresta, que pode ser reposta, ao sintetizar a madeira, a árvore retira o CO2 da atmosfera, considerado hoje o maior responsável pelo aquecimento global. Com tudo isso, é o único material que pode ser chamado efetivamente de ambientalmente correto.

As empresas que fornecem a madeira devem ter no corpo da nota fiscal de venda do produto a discriminação da certificação.
Sim, aliás, como acontece com qualquer tipo de material. Estruturas de madeira devem receber demãos de stain a cada 2 ou 3 anos, de acordo com a especificação do fabricante.
Vivemos em uma cultura que associou durante muito tempo o uso da madeira a construções muito simples ou muito sofisticadas.
Essa percepção vem mudando ano a ano, acompanhando a tendência mundial de emprego cada vez maior da madeira. Atualmente somos muito requisitados por grandes incorporadoras para atendê-las em projetos em todo o país.
itaFAQ – Perguntas e Respostas